Cabelos oleosos, coceira e descamação. Essa é uma situação bem comum para quem sofre com a caspa e o excesso de oleosidade dos fios. Mas você sabe quais são os motivos para esse problema e como lidar com ele?
A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, é uma afecção do couro cabeludo e nem sempre ela acontece apenas na cabeça. Por isso, compreender muito bem as causas e os tratamentos corretos para a situação é essencial.
O que é a caspa?
Como dissemos, o termo médico para a caspa é dermatite seborreica. A doença cursa com um processo inflamatório da pele e do couro cabeludo que leva a sintomas como: descamação e vermelhidão, que podem ou não vir acompanhados de coceira.
Além do couro cabeludo, a dermatite seborreica pode aparecer em outras áreas da face, como nos cantos do nariz, na sobrancelhas e também no colo.
Até hoje os médicos não conseguiram compreender muito bem quais são as causas desse problema. O que se sabe é que, em algumas pessoas, a dermatite seborreica pode ser mais intensa em épocas de grande estresse e também no inverno.
Qual a relação entre caspa e excesso de oleosidade?
Se a dermatite seborreica aparece apenas no couro cabeludo, a causa do problema pode ser a oleosidade excessiva.
Essa situação ocorre por vários motivos. O estresse e os banhos muitos quentes são os fatores mais comuns, por isso no inverno é bem comum surgir o problema. Isso porque os banhos com água quente fazem com que as glândulas sebáceas (que ficam localizadas na base do folículo capilar) inchem e passem a produzir mais óleo do que o normal.
Esse excesso faz com que haja um acúmulo no couro cabeludo, o que acelera a divisão celular da epiderme (camada mais superficial da pele). O resultado é a descamação do couro e as temidas caspas.
Além disso, o excesso de óleo é capaz de favorecer a colonização do fungo Pityrosporum ovale – que agrava o quadro de descamação e gera ainda mais caspas.
Outros motivos que podem levar a produção exagerada de óleo são:
- esfregar o couro cabeludo de maneira grosseira;
- lavar os fios muitas ou poucas vezes;
- deixar restos de produtos nos cabelos (como condicionadores, pomadas e finalizadores);
- usar secador e chapinha em excesso;
- má alimentação;
- desequilíbrios hormonais;
- uso de determinados medicamentos.
Quais os melhores tratamentos para essa condição?
Está sofrendo com a caspa e o excesso de oleosidade? Não precisa se preocupar, porque existem formas de combater esse mal. O primeiro, claro, é buscar ajuda especializada, de preferência se consultando com um dermatologista.
É o médico que analisará o seu couro cabeludo e a sua saúde de forma geral, entendendo as causas que estão levando a situação e também se existem outras questões que podem estar por trás dos cabelos oleosos.
Em casa, algumas dicas são capazes de contribuir para reverter o quadro, como:
- usar shampoos anticaspa ou antifúngico;
- evitar banhos muito quentes porque eles estimulam a oleosidade no couro cabeludo;
- não dormir com os cabelos molhados, já que isso pode intensificar a colonização dos fungos e o aumento da caspa;
- depois que a caspa for controlada, alternar o uso entre shampoos diários e um específico para o controle da oleosidade;
- usar um shampoo detox de 1 a 2 vezes por semana para favorecer a limpeza do couro cabeludo;
- aplicar os condicionadores e máscaras apenas no comprimento do fio (e nunca na raiz);
- sempre retirar bem os produtos do cabelo, em especial o condicionador;
- se você usa muitos finalizadores e produtos no cabelo, usar um shampoo antirresíduos 1 vez a cada 15 dias;
- caso o estresse ajude a agravar o quadro, buscar relaxar e diminuir o ritmo;
- evitar usar bonés, gorros e outros tipos de chapéus por muito tempo porque eles deixam o couro cabeludo abafado, piorando a caspa;
- evitar químicas durante o tratamento como tinturas, alisamentos e outros que podem irritar o couro cabeludo e piorar a caspa;
- não ficar sem lavar os cabelos por muito tempo, porque o excesso de oleosidade no couro favorece ao surgimento da caspa. Quem tem fios oleosos pode lavá-los 1 vez por dia (mais que isso também é prejudicial).
Por último, se você sofre com a oleosidade capilar, não se esqueça de procurar produtos específicos para esse tipo de cabelo, garantindo a saúde também do seu couro cabeludo.
Com essas dicas, ficou mais fácil driblar a caspa e o excesso de oleosidade? Aproveite e compartilhe o nosso post com os seus amigos nas redes sociais!